terça-feira, 19 de janeiro de 2010




Lolita


Bem,
A partir de agora, iremos ajudar aqueles que querem não apenas se vestir com estilo e sim viver esse estilo e não conseguem decidirem-se. E o primeiro estilo do qual iremos falar e também um dos mais conhecidos: Lolita.





~>uma definição rápida para entender melhor o estilo<~

Moda Lolita (ou Loli) é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários tipos, sendo alguns polêmicos e de existência controversa.
O estilo como um todo pode ser muitas vezes descrito como "inocente" mas existem exceções dependendo do subestilo e da lolita em questão. Há também certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (dependendo do estilo da lolita) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, renda de boa qualidade, decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.
Agora vamos a algumas subdivisões do estilo Lolita:





Classic Lolita (Classical Lolita)

Classic Lolita é, a de todas as subcategorias de Lolita, uma subdivisão com muitos vestidos que poderiam passar por um estilo mais simples, alguns parecem até para o verão, por causa das cores. Contrariamente ao que se trata de Sweet Lolita procurando a "inocência bonitinha", Classic Lolita está procurando a classe, e voltar na raíz da moda Lolita, inspirando-os padrões florais, e a sensação de elegância da época; cores escuras ou acessórios da cor preta não são comuns ao vestuário Classic Lolita.Ao contrário dos outros estilos de lolita, muitas Classic Lolita usam saias de formas mais variadas, em vez das normais formas de sino.Tal como os outros estilos lolita, maquiagem bem fraca é sugerida, mas dependendo da ocasião e se a roupa for um pouco mais escura, uma maquiagem (ainda que com uma uma aparência suave) pode ser mais elaborada.

Classic Lolita




Sweet Lolita

O núcleo da Sweet Lolita envolve uma aparência natural com a base do estilo Lolita, uma moda infantil como um todo. Isto significa uma variedade de tons pastéis, cor de rosa, e cores naturais utilizados na maquiagem.Além disso, irá incluir coisas como estampas coloridas, rendas e fitas que enfatizam a inocência acima de qualquer outro elemento visual. Muitas vezes, tendo os temas e as referências como imagens de bolos e frutas, essa subdivisão desempenha um papel mais popular com as jovens.
Sapatos também costumam ter um valor muito maior do que na maioria dos outras subdivisões Lolita por causa dessa natureza infantil, e as jóias são fortemente influenciado por temas fofos, utilizando cerejas, corações, bolos, fitas e arcos para o look. Bolsas e malas infantis são igualmente apropriados ao estilo, com formatos de bichos de pelúcia (ou apenas nas estampas) e corações. Procure acessórios levemente coloridos, como bolsas, vestidos, enfeites de cabelo e meias (de preferência acima do joelho).
Sua saia não deve estar muito acima do joelho. Camisas não deve apresentar qualquer detalhe sensual. Este estilo tem como objectivo ser bonitinho e modesta e não é um estilo sexy! Mais importante ainda, deixar o estilo com a sua cara! Faça-o original! Se você gosta de gatinho, você pode comprar os acessórios. Para os cabelos, grampos no formato de laço ou coração nas mechas fazem muito sucesso! Para encontrar roupas sweet lolitas de alta qualidade, tente Angelic Pretty, uma loja on-line. Ou pesquise links no google! :D
Faça o que fizer, NÃO tente deixar o Sweet Lolita SEXY! Sweet Lolita não é uma divisão sensual da moda Lolita!


Sweet Lolita




Gothic Lolita

O estilo japonês de Gothic Lolita é uma forma única de acabamento praticado por adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos que querem expressar seu estilo em uma forma inspirada.Para desenvolver a sua própria versão deste estilo, siga estas etapas:
1.Divirta-se montando o guarda-roupa. A coisa mais importante que você pode fazer é se divertirem com o olhar Gothic Lolita. A subcultura que se veste nesse estilo é baseado em fantasias e na criativadade de cada um, parece colocar você em exposição. Se você não gostar de como as pessoas olham para você ou como você se sente vestida, talvez este não seja o estilo para você.
2.O estilo Gothic Lolita realça juventude e inocência. O termo Lolita Fashion se aplica a coisas "inocentes", que constituem todo o estilo, inclusive o Gothic Lolita. Praticantes deste estilo de serem doces, inocentes. Esteja preparado para vestir rendas e grandes botas como parte do guarda-roupa para este estilo.
3.Comece com a saias ou vestidos da cor azul escuro ou preto. A forma mais fácil é começar com uma vestido tipo de boneca. Se você não consegue encontrar um, em seguida, selecione uma saia simples e que não ultrapasse o joelho. Rendas e babados são um toque especial. Lembre-se de que você está buscando um equilíbrio entre inocente e gótica.Escolha uma blusa com um caimento de rendas ou de aparência inocente.Escolha um top que é simples e modesto a fim de que você esteja com os ombros cobertos. Mangas compridas são preferíveis. Você pode também considerar que no início, seja bom usar um casaco e rendas, ou até espartilho, todos acessórios de cores escuras e básicas. Todas as peças do seu guarda-roupa devem ser escuro para fornecer a parte do estilo gótico. Você pode ter vários tons de pretos e cores mais escuras. Considere adicionar um azul escuro, vinho tinto ou verde esmeralda elegante para acentuar as vestimentas pretas.
4. Use um véu (ou outros enfeites longos para cabelo), preto ou branco, que complemente uma trança. Ou considerar usar o seu cabelo longo e reto com apenas um simples barrete. Mais uma vez lembro que o segredo é a inocência misturada com o gótico. Use luvas, rendas ou coleiras para ajudar a completar o look. Meias com um par de sapatos Mary Jane para um estilo mais jovem. Considere ter que usar guarda-chuva, como um complemento para o seu guarda-roupa.

Gothic Lolita




Punk Gothic

Utilizando acessórios como caveiras e mini cartolas, o Punk Gothic não une apenas a moda punk com a lolita como acaba por ser um visual um pouco difícil de ser combinado, pois precisa-se tirar alguns detalhes agressivos do punk para que acomodem-se a moda lolita.Os estilos de cores e estampas mais usados são o xadrez, combinações de preto e vermelho, listras, camisetas estampas "fofas", caveirinhas, correntes, saias rodadas, mangas fofas e outros itens basicamente lolita.
Considere que, no intuito de produzir um visual Punk Lolita será trabalhoso para você, mas é importante para incluir os seus próprios acessórios, ou seja, laços, e/ou estampas xadrez. Tome cuidado para considerar que este estilo lolita não pretende ser sexual, mas de forma mais "bonito e elegante."
Comece a investir em diversos itens que se encaixem em suas preferências pessoais para Punk Lolita, enquanto eles não deslocarem mais para o fetiche ou algo erótico. É muito provável para encontrar o desejado vestuário componentes em lojas de varejo perto que você pode personalizar, esta seria uma escolha melhor se você queria um preço mais baixo e de boa qualidade.

Punk Lolita




Hime Lolita

Hime Lolita, ou 'Princess Lolita', é um estilo muito elegante de lolita que freqüentemente envolve miniaturas de coroas, tiaras, extravagantes ou grandes cabelos, e vestidos com muitos detalhes. Como Hime Lolita reflete uma aparência de "princesa" e classe, é difícil usar este estilo a menos que você esteja muito bem preparada (com dinheiro e um bom olhar para esse estilo).Existe uma linha muito fina entre Hime Lolita e outros estilos como, por isso é mais definido por detalhes. É mais comum ver Hime Lolitas vestindo Sweet Lolita vestidos que têm uma influência Rococó (curvas caprichosas e elementos decorativos como conchas, laços, flôres e folhagens). Qualquer subdivisão Lolita, basta lembrar que o ponto principal que está procurando a classe.Pérolas, rosas e os arcos se encaixam perfeitamente neste estilo.

Hime Lolita


Agora que cobrimos o básico sobre maquiagem, sobrancelhas, unhas e cabelos dentro da moda lolita, é hora de falar sobre o que realmente torna o estilo reconhecível. Até o fim de julho estaremos com uma série de artigos base a esse respeito, com o intuito de dar base à lolitas iniciantes para descobrirem o que evitar e o que fazer, desenvolver seu próprio gosto e capacidade crítica, e auxiliar lolitas mais experienciadas a expandirem seus horizontes e testarem estilos e combinações diferentes - além de oferecer um guia que pode ser usado para montar um guarda-roupa lolita básico.

Comecemos com o básico do básico – cores, estampas e cortes, tanto dentro do estilo lolita quanto regras gerais.

Cores:


Deve-se, em lolita evitar a todo custo tons muito fortes ou cítricas que seriam mais adequadas à decora. Embora um eventual pink não seja mal-visto quando usado com parcimônia, verde limão, amarelo néon e laranja elétrico não são nada bem-vindos. Fora isso, todas as cores possuem seu lugar em algum estilo, ainda que algumas apareçam pouco, como marrom e roxo. Além do mais, é necessário tomar cuidado com a coordenação das cores. Várias combinações são clássicas e não há o que dizer sobre elas, mas para coisas menos usuais, bom senso é vital. Afinal, dificilmente verde escuro ficaria bem com rosa bebê e cinza (exceto, talvez, no caso de uma estampa ou um xadrez). Evite usar mais de duas cores simultaneamente se não houver nenhuma estampa com as cores usadas na sua blusa/saia/vestido, como blusa preta, saia rosa e meias brancas.

Creio que todos sabem da máxima que diz que branco engorda e preto emagrece. A regra geral das cores é que tons escuros diminuem qualquer possível volume, disfarçando curvas se aplicadas nos lugares certos – ou errados – e que tons claros aumentam. Por exemplo, se você é estreita em cima, pode usar branco sem medo. Se seus seios são grandes, talvez seja melhor tentar um tom pastel ou preto. Mas como o realce excessivo de certas áreas do corpo depende muito do corte da roupa em si, isso a regra não é necessariamente verdadeira. Dependendo do material usado e do corte das roupas, não há nenhuma cor da qual você tenha que fugir por medo que te faça parecer magra ou rechonchuda demais. No entanto, se você não acha que o modelo da roupa que quer loucamente favorecerá seu físico, é melhor ao menos usar uma cor que o faça.

Por exemplo, meias inteiramente brancas podem engrossar suas pernas de maneira desfavorável, e ainda encurtá-las sem forem ¾, fazendo com que você pareça atarracada. Prefira meias-calças brancas se você for baixa e estampas pequenas (tais como pequenos laços ou morangos) coordenadas com o vestido, se for gordinha. Por sua vez, meias-calça pretas podem afinar excessivamente pernas já magras, que combinadas com plataformas e anáguas armadas podem te dar a forma de um...cogumelo. (eu saberia. =X) Pernas finas são, no entanto, curiosamente bem-vistas em alguns círculos lolita e pernas longas e magras são apreciadas entre as japonesas.

Há também a necessidade de se levar em conta seu tom de pele. Dificilmente uma peça inteira com tom muito próximo ao da sua pele, seja café, rosa antigo, amarelo ou creme, ficará bem – as chances são que o uso dessa cor te fará parecer pálida e desbotada. Se esse não é seu objetivo, use tons similares ao da sua pele e os da mesma família apenas em detalhes e estampas, na parte de cima do corpo, e só faça peças inteiramente dessa cor se forem saias. Tons típicos de classical lolita, como azul petróleo ou verde esmeralda também podem ser complicados de se trabalhar com certos tons de pele e tons abertos de vermelho e rosa frequentemente ficam vulgares em morenas.

O melhor a se fazer é confiar nos seus próprios olhos e se perguntar francamente se aquele tom fica bem em você; não na sua amiga, ou na modelo da Bible ou da brand, mas em você, de verdade, como você é. Uma vez definido se você fica melhor em cores claras ou escuras, e em que tons, você pode descobrir que as cores que funcionam melhor são as que você acha que menos combinam com o seu estilo lolita favorito. Se for o caso, cabe a você reavaliar certas coisas. Mesmo que você não fique bem de rosa bebê, não significa que você tenha que abrir mão de se vestir como sweet lolita – que tal azul ou verde? Enfim, se você não quiser de forma alguma abrir mão da sua cor favorita ainda que ela não seja aparentemente a mais adequada para você, não se desespere – você pode recorrer a estampas e usar truques quanto aos cortes das roupas para passar por cima disso.


Estampas:


A famosa estampa de portões de uma linha da Moi-même-Moitié; as estampas imensas de biscoitos, pães e doces comuns na MILK e Emily Temple Cute, além de certas brands sweet lolita; coroas marcadas no veludo azul escuro da Metamorphose; xadrezinhos, pois e listras finas - estampas podem ser vistas em todos os estilos de lolita e dão vida a modelos.

A regra geral das estampas é que estampas grandes engordam, e estampas pequenas e discretas, não. Saias com estampas graúdas aumentam ainda mais o efeitos das anáguas, mas estampas menores não – e estampas só na beira da saia, menos ainda. Blusas/jumpers com estampas chamativas podem aumentar os seios, então atente para as cores. Por sinal, se há uma cor que você ama mas que não fica particularmente bem em você, tente usa-la em estampas médias ou pequenos sobre um fundo de cor mais favorável.

A coordenação de estampas é difícil. Não se recomenda, em geral, a mistura de estampas graúdas ou muito elaboradas, nem sem cores em comum entre elas. Em lolita, onde a coordenação é tão importante, deve se atentar muito para isso, embora não seja um exagero usar a exata mesma estampa repetida em toda a roupa. (Eu particularmente acho que o ideal é que a mesma estampa se repita três vezes no máximo – por exemplo, na saia, gravata e alice bow, ou no headdress, casaco e laços das meias) Estampas com a mesma idéia e cores – por exemplo morangos vermelhos e/ou rosa em fundo branco e/ou rosa – podem funcionar em peças diferentes. Pequenos padrões floridos das mesmas cores, em camadas diferentes da mesma saia, podem ficar muito bem; assim como combinar pois pequenos com listras finas em tons iguais, em babados diferentes do mesmo vestido.

Experimente usar estampas em peças de roupa sem excesso de renda ou babados, para dar vida às peças simples ou casuais, e tome cuidado ao usar estampas em roupas com muitos laços, camadas e outras coisas que disputem atenção com o padrão usado: embora seja possível fazer com que esse excesso quase Rococó funcione em lolita, as chances de que não dê certo são grandes.


Cortes:


Essa área é muito complexa para se resumir em um artigo. A melhor forma de saber o que fica bem em você e se olhando no espelho. Ainda assim, algumas dicas podem ser úteis.

- Se você é baixa, dê preferência a saias dois dedos acima dos joelhos para fazer suas pernas parecerem mais compridas; use camisas por dentro das saias para não alongar excessivamente seu tronco e, novamente, fazer suas pernas parecerem curtas; listras na vertical, como tem aparecido em vários itens da Alice and the Pirates, também ajudam a fazer ‘crescer’; abuse de saltos e plataformas tão em voga em lolita.

- Se você é alta, dê preferência a saias na altura do joelho ou dois dedos abaixo, para não parecer chamar ainda mais atenção para sua altura; evite saltos muito altos, especialmente de for tirar fotos com lolitas menores.

- Se você tem seios grandes e não quer chamar atenção para eles, evite vestidos com detalhes nessa área, tais como texturas ou pregas, que acrescentam volume à área. Golas grandes também chamam atenção para a área.

- Se você tem a cintura larga ou reta, evite a todo custo boleros e capas curtas, e corseletes e amarrações pouco ajustados.

- Mangas fofas ou bufantes, especialmente se curtas, engordam os braços. Prefira mangas menos cheias, ou mais longas, na altura do cotovelo. Mangas ¾ não são comuns em lolita, mas também podem ajudar.

- Meias ¾ podem ficar estranhas se suas pernas forem grossas e a saia for abaixo na altura do joelho. Prefira meias que cubram os joelhos, ou meia-calça. Meias listradas engordam, assim como qualquer listra na horizontal.

- Roupas inteiramente largas não ficam bem em lolita. Roupas muito justas, também não. O ideal é que a parte de cima da roupa seja bem cinturada e que a saia seja bem rodada, sempre.

Passos para te tornares uma Gothic/Sweet Lolita:

1. Deixa de fora todos os conceitos que tenhas acerca deste estilo! Gothic Lolitanão é necessariamente relacionado com o que possas pensar de Gothic! A moda e o modo de vida não têm nada de conteúdo sexual. Os seguidores desta moda não consideram que tenham um estilo sexual. Em vez de tal, elas apresentam-se como jovens raparigas Vitorianas e consideram o seu estilo como “fofo”, “bonito” ou “elegante” em vez de “sexy”.

2. Podes desejar comprar uma “Bíblia Gothic & Lolita” de uma livraria japonesa, loja de Manga ou na Internet. Estas revistas são uma boa fonte de informação para quem está interessado no estilo. Se não tiveres dinheiro para gastar numa dessas Bíblias, visita um ou mais sites sobre Gothic Lolita para mais informações. É fundamental que tenhas uma boa formação acerca do estilo antes do adoptares.

3. Investe em alguns itens essenciais. Estes incluem (mas não te limites a isto) uma blusa branca e/ou preta (dependendo do estilo que desejas), uma ou duas saias rodadas, saiotes, um bom casaquinho, boleros rendados e/ou de seda e meias até acima do joelho. Certifica-te que as blusas têm gola (redonda e se tiver folhos ou rendas melhor), e ter um chapéu ou mangas rendadas. As saias devem assentar no joelho e devem ser rodadas para cobrir o saiote que está por baixo. E certifica-te que a saia fica na cintura ou apenas um pouco abaixo dela, NUNCA nas ancas! Para ficar com uma silhueta perfeita, a saia deve assentar na cintura natural. Depois de teres tudo isto, expande para outras cores para além de preto e branco: vermelho, rosa claro, azul claro e escuro, castanho e estampados florais são comuns. Um bom casaquinho NÃO É um casaquinho daqueles do rancho! Justos ou em forma de sino, por favor.

o Encontra um bom par de sapatos e/ou botas. Sapatos apropriados são aqueles que cobrem o teu pé por completo, sabrinas de ballet, as clássicasmary janes e mary janes inspiradas em sapatos. Se és uma principiante, deves investir num bom par de mary janes, são sempre aceitáveis (assumindo que elas são verdadeiras mary janes e não fetish mary janes). Os tornozelos devem estar completamente tapados. Stilettos não são aceitáveis de modo nenhum, não são confortáveis para andar com eles. Sapatos de cunha podem ser aceitáveis conforme o seu formato. Se quiseres podes andar com botas com plataforma, desde que não sejam sapatos fetish.

o Toucas são uma peça chave no teu vestuário. Ajuda a completar o conjunto e adiciona um toque de elegância, distinto. As toucas podem ser simples bandeletes (bandeletes Alice) ou algo mais elaborado como peças decoradas com fitas, laços ou flores. As mais comuns são as Alice Bow (uma larga no topo da tua cabeça ou duas mais pequenas de lado), as básicas bandeletes (oval ou rectangular decoradas com laços ou fitas ou rendas) e chapéus pequeninos/ coroas/flores/auréolas de anjo. Qualquer que seja a tua escolha;

o A mala é usualmente um acessório funcional para ter. A escolha de uma mala é infinita desde que ela combine com o teu fato. Gargantilhas, sombrinhas, peluches, malas, jóias, unhas espectaculares e maquilhagem fazem o fato ainda mais espectacular. Se vais comprar uma sombrinha tem atenção ao tamanho! Deve completar o estilo e também proteger-te do sol. Não compres daquelas sombrinhas pequenas de brincar naquela loja de brinquedos! Ficarás ridícula com uma coisa dessas. A razão pela qual este estilo se parece assim é para parecer roupa, NÃO disfarces!

o O cabelo é importante. Utiliza referências de outras Gothic Lolita para escolheres o teu penteado – e uma cabeleira postiça é sempre uma opção! Franjas, cabelo aos canudos, cabelo comprido e puxinhos são comuns. A paleta de cores para o cabelo pode ser preto, castanho ou louro; a escolha é tua. Cores não naturais também estão incluídas (exemplo: azul, branco, …).

4. Procura em lojas como H&M, Target e até TJ Maxx – lojas populares costumam ter blusas bonitas, saias e meias que podem ser consideradas Lolita. Não precisas de pagar 300,000 yen por um vestido importado do Japão!

5. Tenta parecer o mais natural possível. Pele branca é o ideal, era esse o modelo de beleza Vitoriano (se és branca, significa que não trabalhaste na rua) mas se o teu tom de pele é escuro também podes parecer amorosa! Se tiveres pele escura NÃO uses pó branco, vai ficar horrível!

6. Sê confiante! Não deixes que as outras pessoas gozem contigo. Se alguém fizer um comentário rude, responde com um sorriso ou ignora a pessoa. Ficar furiosa é uma resposta má. Se tens problemas em ser confiante … esquece tentar ser Gothic Lolita! É uma moda que fora do Japão vai atrair a atenção de todas as pessoas!

*.> puffi

Nenhum comentário: