quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O artigo a seguir é resultado da minha própria experiência na área de maquiagem, de pesquisas, consultas, observação de fotos e passo-a-passos e reflete minhas opiniões pessoais. Se você discordar de algo, não há problema, assim como certamente não uma só maneira acertada de fazer sua maquiagem.

Por favor não postem este texto em outro lugar sem pedirem minha permissão antes.

Youran.~

-------

Este é um pequeno guia de maquiagem lolita. "Mas lolitas quase não usam maquiagem!" Bem, lolitas usam um bocado de maquiagem, só que em muitos estilos o objetivo é que a maquiagem não apareça. Ela pode servir tanto para auxiliar no ar infantil e saudável de uma sweet lolita quando para realçar os traços e cores do rosto de uma classical lolita, para acrescentar um ar de mistério e classe a uma gothic lolita.

---

A maquiagem dos principais estilos e subestilos:

Classical Lolita/Roriita: A lolita 'clássica' possui um ar um pouco mais maduro que o das outras lolitas, com batons geralmente mate e de tons mais profundos. A maquiagem dos olhos é quase inexistente, composta de rímel e as vezes sombras em tons terrosos ou neutros. Elegância e feminilidade são os objetivos.

Kurololi: Maquiagem mínima, composta do básico para a pele, rímel, blush e batom cor de boca e um pouco de lápis de olho - no máximo. Kurololi NÃO é a mesma coisa que gothic lolita embora elas também usem muito preto (daí o nome :P). Elas também tendem a puxar mais para o 'infantil', como as amaloli e seus subestilos.

Sweet Lolita/Amaloli: O estilo clean é dominante, e sombras em tons pastéis [branco, marfim, azul, rosa, amarelo, pêssego, verde clarinho e lilás] por vezes dão o ar da graça. Batons clarinhos também podem ser usados, mas no geral, a maquiagem é "invisível", ou quase - o blush nem sempre é muito natural.

Shirololi: O mesmo tipo de maquiagem que em Sweet Lolita, mas os tons usados costumam ser marfim, branco e tons de pele.

Countryloli: Quase sem maquiagem aparente, como se saída do banho - mas na verdade costuma ter, além do básico para a pele, rímel e batom clarinho, além de blush.

Himeloli: Provavelmente o único subestilo lolita que se safa com maquiagem cintilante. A himeloli tem como objetivo parecer uma princesa, e normalmente abusa de tons claros como branco, rosa e lilás nos olhos e gloss clarinho na boca. Unhas postiças

trabalhadas são constantes, assim como cílios postiços discretos. Um mínimo de lápis de olho na parte interna da pálpebra inferior não é considerado um crime.

Punkloli: A maquiagem é geralmente simples - muitos exemplos que aparecem da G&LB tem apenas [além da maquiagem básica da pele] rímel e lápis de olho, e talvez um batom claro. Tons comuns são arroxeados e amarronzados, além de tons mais 'escuros' que dão efeito desbotado. Cílios postiços na pálpebra inferior não são incomuns. Olhos um pouco mais carregados são aceitáveis, mas com cuidado para não tirar o ar lolita que tem que predominar.

Erololi: A maquiagem é mais intensa. Os olhos são marcados - embora não olhos de panda, de jeito nenhum - e os batons costumam ter tons 'sensuais' de vermelho ou vinho, às vezes com gloss. Os cílios são muito curvados e o blush pode ser usado para dar um leve rubor ao rosto.

Gothic Lolita: A maquiagem é forte, mas talvez não tanto quanto com uma lolita influenciado pelo Mana. Cílios postiços são comuns, assim preto e maquiagem um ou dois tons mais clara que a pele. Cores, tanto nos olhos quanto nos lábios, no entanto, são raríssimas.

Elegant Gothic Lolita: As lolitas que se dizem Elegant Gothic Lolitas e vestem as roupas da Moi-même-Moitié (ou influenciadas por elas) que levam esse nome usam maquiagem mais forte, mais marcada. O côncavo dos olhos é muitas vezes marcado. Os olhos levam tons neutros, os lábios são mate e pintados com muito cuidado e esmero, muitas vezes em tons escuros como vermelho, vinho, e até mesmo preto. A pele usualmente é pálida, os cílios são enfatizados e as sobrancelhas costumam ser finas, escuras e arqueadas.

Aristocrat/Madam: A maquiagem é mais madura que em qualquer dos estilos lolita, já que pode representar uma versão adulta da lolita (ou não, já que os estilos nem sempre estão relacionados. Para fins deste artigo, no entanto, trataremos aristocrat e lolita como parte da mesma moda). As sombras são mais escuras, mas mais elegantes, os lábios ganham gloss às vezes, mas a regra válida em geral é a de que não deve haver exagero, só que com ar mais 'adulto'.

Dandy: Pouca maquiagem visível. Algumas vezes dandies usam um pouco de lápis de olho esfumaçado,e empalidecem os lábios. Um dandy, no contexto da moda contemporânea iniciada no Japão, é um homem de classe e elegância, e um tanto quanto excêntrico - e portanto, talvez um pouco menos presos à regras.

Ouji: O jovem 'princípe' também não (parece) usar quase nada de maquiagem, embora haja excessões.

A seguir: Tipos e tons de pele; regras gerais da maquiagem; o que compõe uma nécessaire básica; preparação

Nenhum comentário: